Ao longo dos anos atuando em comunicação e marketing, uma verdade permanece inalterada para os negócios locais, especialmente para as lojas físicas: a necessidade vital de atrair pessoas para dentro do estabelecimento.
Pode parecer óbvio, mas essa necessidade vai além do evidente. É uma verdadeira dor para quem vive o dia a dia de um comércio. Seja uma loja de rua ou de shopping, a batalha é a mesma. Cada formato tem seus prós e contras, mas no fim do dia, ver a loja vazia é de partir o coração.
Independente do ramo, a lógica é simples: se você vende produtos de ticket alto e longa durabilidade, o cliente que compra hoje provavelmente só voltará daqui a meses. Por outro lado, se o seu negócio gira em torno de itens de ticket baixo, como café, você precisa vender muito para que as contas fechem no azul.
É por isso que muitas lojas agregam produtos e experiências. Um café oferece doces e bolos. Uma loja de tênis, meias e acessórios. Mas e uma ótica? Quantas vezes um cliente precisa de novos óculos em um curto espaço de tempo? “Ah, mas tem os óculos de sol”, você pode pensar. Mas quantos óculos de sol alguém compra em um mês?
Quando fazemos campanhas digitais para atrair mais gente à loja física, a mensuração do retorno pode ser subjetiva. Se não houver uma ação muito específica, como “mostre este post na loja”, é difícil medir o impacto direto. No entanto, abandonar o digital não é uma opção. Se o seu negócio não está nas redes sociais, ele simplesmente não existe para a maioria das pessoas.
Um exemplo de sucesso é a Dengo Chocolates, que realizou uma super campanha digital direcionada para as lojas físicas, resultando em filas para a retirada de brindes. Mas será que isso se traduziu em vendas? Porque, no fim das contas, é isso que importa: vender mais.
Qual é a solução? Não há mágica. Se você tem uma loja física, seja qual for o seu ramo, precisará investir em eventos, experiências e campanhas promocionais. Não há outro caminho.
Existem duas lógicas que considero aplicáveis a qualquer negócio:
- Quem vai, gosta. Quem gosta, volta. Quem volta, traz alguém. É imprescindível proporcionar uma experiência espetacular ao seu cliente. Encontre a sua maneira!
- Ter 1.000 fãs fiéis. O objetivo é garantir mil pessoas leais à sua marca, que comprariam qualquer coisa de você. São aquelas pessoas que, mesmo sem a intenção de comprar, passam na sua loja para tomar um café.
Falar é fácil, mas eu entendo que essa dor aflige todos os negócios. Meu objetivo com este texto é provocar uma reflexão e fazer com que os donos de lojas compreendam que há um ciclo de plantio e colheita. Existem várias ações fora do digital que são valiosas para negócios locais. Ter um CRM eficiente na sua loja é imprescindível, e o conceito de phygital, mais do que nunca, está em alta. Mas isso é assunto para outro texto.
TEXTO PUBLICADO EM 14 DE AGOSTO DE 2024.